Corrija estes 8 Erros ao Procurar Um Emprego e Seja Bem Sucedido

Procurar emprego é uma das atividades mais estressantes da vida de uma pessoa. É especialmente difícil se o que você está procurando requer certos níveis de experiência ou você não atende a todas as qualificações.

Se você enviou centenas de inscrições, participou de dezenas de entrevistas e ainda não teve sucesso (ou pior, não conseguiu entrevistas), pode não ser que o mercado de trabalho esteja “apertado agora”. Você quer um bom emprego e culpar sua situação não fará nada para conseguir esse emprego.

Se for você, então é hora de dar uma olhada no que você está fazendo de errado. Aqui estão 8 razões pelas quais você não está sendo contratado nos setores de construção, engenharia e meio ambiente.

11 erros de TI que as pequenas empresas cometem e nem percebem

1 – Você não está em rede

Há um ditado que diz que sua rede é o seu patrimônio líquido. Isso é tão verdade hoje como sempre foi. Embora o advento da Internet tenha tornado muito mais simples encontrar novas oportunidades, ainda não é possível evitar a interação humana.

Vá a eventos de networking e converse com as pessoas que trabalham na empresa em que você deseja trabalhar. Construir um relacionamento com pessoas que têm acesso ao que você deseja nunca pode lhe causar mal.

Os eventos de rede têm um valor incrível associado a eles por causa das conexões que podem ser feitas. Não pare de falar apenas com as pessoas que trabalham na empresa dos seus sonhos.

Fale com todo mundo que vai lá. Tornar-se um mestre na interação com os outros nunca é demais, e você pode encontrar oportunidades ainda melhores do que inicialmente imaginava.

2 – Você não sabe como se vender

Muitas pessoas aplicam uma conotação negativa à venda. Eles consideram a venda gananciosa e indigna de confiança. Isso é falso porque todo mundo está vendendo algo o tempo todo. Esteja você em uma entrevista, indo a um encontro ou tentando negociar um aumento, você está vendendo para a outra pessoa por que deve conseguir o que deseja.

Você precisa ser claro e confiante no que transmite, tanto no currículo quanto na entrevista. Os empregadores querem saber se você realmente possui as habilidades e o conhecimento necessários para aprimorar seus negócios e projetos atuais.

3 – Seu currículo não retrata realizações mensuráveis

Isso pode ser algo que você já ouviu antes. Quando os empregadores estão decidindo quem contratar para sua equipe, eles ficam impressionados com a prova de sua capacidade. Essa prova vem na forma de resultados específicos e mensuráveis que eles obtiveram.

Não basta dizer que você “ajudou uma organização a obter mais vendas ou a concluir um projeto”. Você precisa usar análises e números ao falar sobre o que realizou. Dizer que você “aumentou as vendas em 38% a cada trimestre” não só é mais verossímil, mas também se destaca para o gerente de contratação como uma pessoa que provavelmente lhe trará sucesso.

4 – Você simplesmente não tem interesse no trabalho

Entendo. Você prefere trabalhar em outro lugar fazendo algo diferente, então você não está animado em ir para nada menos do que isso. Isso é perigoso porque os empregadores podem sentir falta de interesse.

É difícil fingir entusiasmo sobre algo que você não dá a mínima. Se você acha que não vai gostar de sua função ou da empresa, não se inscreva. Isso vai poupar a eles e a você o tempo de entrevistar e mostrar desinteresse.

5 – Você não fez sua lição de casa

Uma das perguntas mais comuns nas entrevistas é por que você deseja trabalhar para a empresa. Especialmente se você estiver assumindo uma função relacionada a vendas, eles querem ver você fazendo o trabalho antes mesmo de você começar.

Pesquise a empresa como se fosse um cliente em potencial para o qual você teria que fazer uma venda. Então, quando chegar a hora de responder a essa pergunta, você poderá responder com segurança com o que aprendeu sobre a empresa e por que isso o impressiona. Você também pode responder com segurança como irá agregar valor à empresa.

6 – Você não tem as qualificações

Este é difícil de contornar. Às vezes, é difícil ter as qualificações necessárias que os empregadores estão solicitando. Lembre-se de que o desejo deles é que você saiba fazer o trabalho em questão, faça-o bem ou seja capaz de aprendê-lo rapidamente.

Existem maneiras de contornar isso. Digamos que você esteja se candidatando a um emprego em vendas. Eles querem que você tenha 3 anos de experiência, mas você só tem 1 ano de experiência.

Você pode explicar a eles os resultados mensuráveis que você alcançou trabalhando nos projetos da empresa. Se você trabalhou para você mesmo, pode mostrar a eles os resultados que alcançou lá e isso o diferencia como um empreendedor.

7 – Você não parece tão confiante

As entrevistas são um desafio para qualquer pessoa que não tenha as melhores habilidades de conversação pessoal.

Você provavelmente é tão comunicativo quanto pode ser quando está perto de pessoas que conhece há algum tempo. Você pode até estar confiante em um evento rodeado por pessoas que você não conhece.

Na sala de entrevista, isso não importa. Tudo se resume a eles quererem contratar alguém que lhes dê resultados. Se você entrar lá com as palmas das mãos suadas, joelhos fracos e braços pesados, você sabe no que precisa trabalhar da próxima vez para conseguir o emprego.

A chave aqui é a prática. A melhor prática possível é a situação para a qual você está praticando, portanto, ter várias entrevistas deixaria você confortável em fazer entrevistas.

Se você não for capaz de fazer isso, você pode simplesmente praticar na frente de um espelho ou com um amigo. Porém, não anote as respostas e tente memorizá-las.

Isso o deixará dependente dessas questões específicas. Se eles fizerem perguntas diferentes, você ficará nervoso porque não se preparou para elas. Apenas pratique e se acostume com a sensação de entrevistar.

8 – Você parece ter direito

Existe uma linha entre confiante e arrogante. Você precisa mostrar ao empregador que você é capaz de fazer o trabalho, mas não aja como se tivesse direito a esse trabalho.

Estas são algumas coisas em que você deve pensar se você não está tendo sorte ao conseguir o emprego que deseja. Agora que você tem uma ideia dos erros que pode estar cometendo, aprenda com eles. Cabe a você mudar sua situação.

 

Encontre Mais Vagas

 

Envie um e-mail para nossa equipe!

[contact-form to=”[email protected]” subject=”Curriculos”][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”1″][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”1″][/contact-form]