O Auxílio Ensino Médio é um programa social criado através da Lei nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024, ela oferece um importante incentivo financeiro para todos os estudantes do ensino médio de baixa renda que estudem em escolas públicas.
O Pé de Meia é o novo benefício aprovado que promete fornecer ajuda financeira para os estudantes do ensino médio que pertencem a famílias de baixa renda. O dinheiro do auxílio será depositado mensalmente durante 3 anos, Para mais informações clique no botão logo abaixo!
Você continuará no site ao acessar o botão acima!
Como funciona o recebimento do Pé de Meia?
A CAIXA Federal é a responsável oficial pela abertura da conta, portanto a poupança em que você receberá os valores mensais, será administrada pela própria CAIXA, juntamente com a colaboração do Ministério da Educação.
Para compreender melhor a dinâmica dos pagamentos, você pode consultar o calendário oficial de pagamentos. A seguir forneceremos mais informações sobre as dinâmicas de pagamento.
O objetivo principal do benefício é incentivar os estudos e a conclusão do ensino médio. Pois muitos adolescentes acabam abandonando as aulas por conta das dificuldades financeiras. O valor de ajuda é destinado a evitar que estes jovens troquem a escola pelos trabalhos informais, possibilitando que continuem estudando sem precisar passar por grandes problemas financeiros nesta trajetória. O benefício também busca incentivar a inscrição no ENEM, e por esse motivo o programa paga um valor adicional para aqueles que concluírem a inscrição.
- Quem pode participar do Pé de Meia?
Os benefícios do Programa Pé-de-Meia são destinados diretamente aos estudantes mais necessitados que estão matriculados no EM (ensino médio) das redes públicas de ensino. Além disso é necessário cumprir mais alguns requisitos para poder se matricular. Confira a lista de requisitos do programa de auxílio:
- Ter (CPF) Cadastro de Pessoas Físicas;
- Idade entre 14 a 24 anos, além de matrícula regular no ensino médio
- Estudar em escolas públicas
- Participar dos exames obrigatórios;
- Ser estudante e ter membros da família inscritos no (CadÚnico) Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Cumprir o requisito de 80% de frequência na escola;
- Concluir o ano letivo e ser aprovado;
- Não é necessário que o estudante esteja inscrito no CadÚnico, basta que o aluno integre famílias beneficiárias do Programa. Os benefícios do Bolsa Família vão ter prioridade na ordem de preferência de concessão dos incentivos.
É importante ressaltar que o MEC publicará através de uma portaria a lista de critérios e atualizações necessárias para participar desse programa.
Apesar da CNH Digital ter sido lançada no ano de 2018, ela passou a ser amplamente usada após 2.020. Hoje ela já proporciona diversas vantagens para a vida dos brasileiros. Através da ‘’carteira digital de trânsito” você não precisará mais carregar a CNH tradicional no bolso, pois o intuito deste documento é reduzir o peso que você carrega, e garantir a praticidade de acessar todos os documentos através de um único dispositivo, o seu celular! E a melhor parte é que você pode adquirir essa nova versão da carteira de motorista de forma rápida e simples.
Outro benefício que o Ministério das Cidades apontou, está relacionado às diretrizes de economia e ecologia, pois a modalidade digital poupa o excesso de gastos com novas impressões, reduzindo também a quantidade de papel desperdiçado. Ou seja, além dos benefícios concedidos para os cidadãos, também proporciona um significativo passo em relação à sustentabilidade.
- A partir de quanto o aplicativo do benefício vai ser disponibilizado?
O aplicativo já estará disponível a partir do mês de março de 2024. Ou seja, agora ficou muito mais fácil solicitar o benefício e administrar o recebimento dos valores. Você poderá usufruir desse dinheiro sem precisar sair de casa, tudo estará disponível através do seu aplicativo, que pode ser baixado facilmente no celular. Confira a seguir o procedimento e as regras para poder receber!
O benefício Pé de Meia é fornecido por todos os estados brasileiros. O fato de se tratar de uma iniciativa federal possibilita a elegibilidade para todas as regiões do Brasil. Ou seja, os valores pagos serão iguais, independentemente de você morar no sudeste, sul, nordeste, norte ou centro-oeste. Tornando este programa ainda mais acessível e democrático.
Sim, os beneficiários que se inscreverem no ENEM terão direito de receber um valor ainda maior como uma forma de benefício e incentivo para buscar melhores condições de vida com o ensino superior. É de grande importância que a sociedade se conscientize e seja incentivada a concluir o ensino médio e iniciar uma faculdade.
- Como solicitar o benefício
Para você participar do programa Pé-de-Meia é simples e fácil, se você é um estudante do ensino médio, ou possui um filho matriculado na escola, poderá solicitar o benefício sem nenhuma dificuldade. E a melhor parte é que basta você ter um CPF, e estar matriculado na escola até abril do respectivo ano para começar a receber os valores!
E caso sua família esteja matriculada no Programa Bolsa Família será ainda mais simples, confira os requisitos do MEC e venha participar do Programa que está ajudando milhares de estudantes, a CAIXA Federal abrirá uma conta digital para depositar o benefício durante o período elegível para o recebimento. Você poderá acessar os valores através do aplicativo CAIXA Tem.
No caso dos estudantes com menos de 18 anos, será necessário a participação do Responsável Legal para autorizar a movimentação do dinheiro no Aplicativo CAIXA Tem, através da configuração “Programa Pé-de-Meia” e a opção – “Permitir acesso a um menor”. O procedimento também pode ser realizado diretamente em uma agência da CAIXA caso deseje ter um atendimento pessoal.
Veja o passo a passo para solicitar e confira os valores do benefício Pé de Meia! Já imaginou as vantagens de receber 4 dígitos de benefício durante todos os anos do ensino médio?