6 dicas de ouro: como organizar de suas finanças

Ter organização é planejamento financeiro é necessário para que você atingir o sucesso. Seja um plano de emergência ou futuro, manter sua conta atualizada e ainda salvá-la é um desafio para todos. Não se trata de usar as melhores ferramentas do mundo, nem de aprender seu orçamento pessoal com os maiores especialistas.

É claro que organizar a vida financeira é antes de tudo uma escolha pessoal. É preciso uma mudança de atitude, novos hábitos e paciência, e muita paciência.

Neste artigo, compartilharei algumas dicas importantes para aprender como administrar seu orçamento de forma simples e eficaz.

Como organizar as contas: confira as dicas de ouro

 

Antes de eu fornecer 6 dicas financeiras para fazer sua contabilidade pessoal finalmente funcionar, precisamos conversar sobre responsabilidades.

Organizar as contas é uma das etapas para o sucesso financeiro e uma vida mais tranquila.

Mas esse deve ser um compromisso diário. Portanto, seja honesto consigo mesmo antes de tentar usar as ferramentas e sugestões deste artigo.

Cabe a mim levar uma vida organizada. Portanto, para fazer isso, devo organizar minha conta, exercer controle financeiro e aprender a economizar dinheiro.

Quando meu salário for um pouco mais alto e certas coisas em minha vida pessoal forem resolvidas, vou me ater às questões de controle financeiro e orçamento habitacional.

Caso opte pela resposta 2, sugiro que leia este texto pelo menos duas vezes há muitos outros conteúdos sobre educação financeira, que também estão disponíveis gratuitamente neste site.

Por outro lado, se você escolher a primeira resposta, então já decidiu o que precisa ser feito.

Veja Algumas Dicas:

6 dicas de como organizar as finanças:

 

Bem, a verdade é que fornece dicas para ajudar as pessoas a construir melhores finanças é sempre um desafio. Afinal, sua interpretação é subjetiva. Eu sugiro que você tente absorver os conceitos descritos em cada técnica, e então considere como colocá-los em prática.

Lembre-se: em primeiro lugar, seu plano financeiro precisa funcionar para você.

Se você tiver problemas para controlar as despesas, comece aos poucos. O importante é sempre começar e progredir. Confira as dicas:

 

  1. Seja realista com o seu lado financeiro

Esse problema parece óbvio, mas ao considerar sempre o valor líquido disponível na conta, muitas pessoas se lembram do salário total.

De fato, há muitos benefícios, mas esses benefícios serão deduzidos de seu salário total. Há outras questões a serem consideradas, como impostos e contas mensais fixas.

Quanto custa isso? Você sabe como gastar seu dinheiro suado todos os meses?

Acho que você tem uma ideia, mas não sei os detalhes. Estou certo? Comece a registrar suas despesas mensais e categorize-as de forma organizada e fácil de entender.

Organize todas as suas despesas pessoais dessa forma, você irá conseguir entender suas entradas e saídas.

  1. Crie limites e acabe com suas dívidas

A dívida cria dependências muito perigosas. Eles o tornam um escravo do dinheiro. Muitas pessoas pensam que podem comprar mais produtos com crédito. Porém, com o aumento do parcelamento e do financiamento, é fácil sair do controle.

Para evitar isso, aprenda a usar limites de gastos para cada despesa do orçamento. Por exemplo, por que gastar mais de 10% de seu orçamento de receita líquida mensal?

Ou é 30% da habitação? Ajuste e cumpra os limites.

  1. Saia do vermelho: crie prioridade!

No Brasil, uma vida cheia de dívidas é muito cara. As taxas de juros da dívida são altas e o acúmulo de contas produzirá uma enorme bola de neve.

Portanto, se você tiver contas pendentes, o primeiro passo para organizar suas finanças é limpá-las o mais rápido possível. Liste todas as dívidas.

Saiba o que você deve, os juros envolvidos e faça um plano de pagamento. Certifique-se de renegociar o máximo possível.

Se você tem muitas contas a pagar, comece com contas com juros mais altos, taxas mais altas e contas mais antigas.

Veja Algumas Dicas:

  1. Utilize menos cartão de crédito

A conveniência de um cartão de crédito contrasta com a dívida que ele oferece para aqueles que não podem controlar seus fundos adequadamente.

O cartão não tem culpa. Ele não faz nada. Na verdade, se usado corretamente, pode ser uma ferramenta interessante. Agora, se você tiver algum problema com a dívida do cartão de crédito, escolha a opção de compra com cartão de débito e à vista.

Se você não consegue parar de usá-lo, pelo menos evite dividir sua compra muitas vezes.

Muitas prestações muitas vezes causam confusão porque é quase impossível lembrar todas as taxas que foram cobradas na fatura. Sem falar que muitas parcelas envolvem benefícios.

Lembre-se: mesmo que você possa controlar e / ou acessar as faturas online, os pagamentos a maior podem complicar o seu fluxo de caixa. Por fim, tente definir um limite adequado para o uso do seu cartão de crédito e pagar a fatura integral e dentro do prazo.

Usando esse método, seu cartão de crédito pode ter efeitos positivos, como resgate de pontos em outros produtos. Além de melhorar sua pontuação no Serasa.

  1. Realize um planejamento e controle das suas finanças bem estruturado.

A primeira regra ao organizar as finanças pessoais é simples: gaste menos do que a renda e guarde algumas diferenças. É certo ser simples, mas na prática não é nada fácil.

A habilidade das pessoas que podem fazer isso é chamada de controle financeiro. Isso mesmo: controle. Qualquer pessoa que consegue viver um padrão de vida controlado viverá dessa maneira porque está muito ciente de quanto dinheiro ganha e como o gasta.

Portanto, para fazer um orçamento familiar suficiente, é necessário classificar corretamente os gastos e controlar o fluxo de caixa mensal.

  1. Guarde dinheiro

Muitas pessoas pensam que economizar dinheiro é estúpido porque “você só pode viver uma vez”. No entanto, é ingênuo pensar dessa forma. Quando se torna presente, o investimento também está pronto para ser consumido no futuro.

Afinal, todos nós envelheceremos e precisaremos de recursos. Além disso, é justamente porque “você só pode viver uma vez” que você quer realizar o seu sonho, certo?

E, a menos que você tenha nascido em um berço de ouro, você deve economizar dinheiro se quiser comprar sua própria casa, possuir o carro que deseja ou tornar a viagem inesquecível.

É por isso que economizar dinheiro não pode ser um sacrifício, algo complicado e difícil. Para você e sua família, manter-se vivo deve ser uma escolha sábia e preciosa.

Depois de organizar sua conta, comece a depositar 5% de sua receita. Então, aumente gradualmente a pressão, não se estresse, não se apresse. Mas, por favor, comece.