Passo a passo para solicitar a Tarifa Social: Desconto na Conta de Luz

O aumento do preço da conta de luz é um sério problema para a economia da maioria das famílias brasileiras, e justamente por esse motivo ensinaremos o passo a passo para resolver esse problema e adquirir o benefício da Tarifa Social, que traz grandes descontos para a sua conta de luz.  Além do tutorial, também explicaremos detalhe por detalhe sobre o funcionamento dos descontos e os outros benefícios fornecidos pelo programa social, confira!

Critérios para obter o benefício de redução de gastos com energia elétrica

Para ser aprovado pelo programa: Tarifa Social de Energia Elétrica, será necessário que sua família já esteja inscrita no (CadÚnico) Cadastro Único para Programas Sociais do Governo. Além de possuir um gasto mensal de energia que não ultrapasse a marca de 220 kWh.

Também é importante que a renda per capita da sua família esteja dentro do limite de até meio salário mínimo por pessoa (R$706 per capita). Ou então que sejam beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). E se por um acaso você já estiver participando de programas como o Bolsa Família, terá chances ainda maiores de ser aprovado!

Vale ressaltar que os indivíduos que forem portadores de deficiência ou idosos com 65 anos ou mais, também podem receber o BPC e terem direito a esse programa.

Como funciona a redução da tarifa de energia elétrica?

A Tarifa Social conta com uma tabela gradativa de descontos. Ou seja, a promoção e redução dos preços será escalonada de acordo com o seu consumo. Caso gaste até 30 kWh por mês, o desconto será de 65%.

Se os gastos ficam entre de 31 a 100 kWh, seu desconto será de 40%.

Mas se tiver um gasto alto entre 101 a 220 kWh, a promoção será de apenas 10%.

Resumidamente você terá uma redução entre 10% a 65% de acordo com a margem de energia gasta, ou seja, caso você não desperdice energia, poderá obter descontos ainda melhores.

Um dos objetivos do estado é fornecer ajuda aos necessitados e ao mesmo tempo colaborar com a conscientização, incentivando a economia e ecologia.

O benefício é destinado para todos os estados brasileiros, pelo fato de se tratar de um programa federal. Ou seja, independentemente do seu estado, você poderá solicitar seu benefício através do CRAS mais próximo da sua residência. O procedimento é bastante simples, basta seguir nosso passo a passo nos tópicos seguintes.

1-Primeiramente você precisa se certificar se cumpre a lista de requisitos mencionados acima. Você deve estar inscrito no CADúnico ou estar recebendo BPC, além de estar dentro da renda per capita de até meio salário mínimo. 

2- Realizado esses pré-requisitos, você poderá visitar qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e através do atendimento deverá solicitar o seu benefício de Tarifa Social. Valendo lembrar que será necessário levar toda a sua documentação (RG, CPF, NIS, Certidão de Nascimento, documento com foto, e comprovante de endereço)

3- Também há a possibilidade de acessar o site oficial do governo para obter mais informações e encontrar dados sobre a localização dos Centros de Referências de Assistência Social. Além de poder solicitar sua inscrição.

4- Após concluir a sua inscrição, a concessionária vai analisar os seus documentos e caso seja aprovado, receberá descontos nas suas próximas faturas de luz, com reduções de 10% até 65% dos valores.

Dúvidas sobre o benefício Tarifa Social

Caso ainda tenha outras dúvidas, você pode acessar o site oficial do governo brasileiro, e clicar no respectivo tópico destinado ao assunto desejado. Disponibilizamos o botão de acesso ao GOV no painel logo abaixo. Ao clicar você sairá deste site e será redirecionado para o site do governo.

VEJA TAMBÉM: